segunda-feira, 16 de abril de 2012

Não recebe?? Porque pede mal!!

Aprenda a orar com Jesus Cristo.
Como orar de uma forma que Deus lhe escute. (Texto imperdível)

"Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." (Tiago 4 : 3)

Oração é uma experiência muito pessoal. No entanto, aprendendo com a oração de Jesus e com as orações da Bíblia, podemos dizer que a oração deve conter pelo menos quatro elementos, em qualquer ordem. Eventualmente, podemos fazer só um tipo de oração, mas geralmente esses elementos devem se combinar numa mesma prece. Esses elementos são: exaltação a Deus, gratidão a Deus, confissão a Deus e pedido a Deus.
Me admiro ver igrejas que se dizem evangélicas usar uma “oração modelo” como o “Pai Nosso” como uma reza repetitiva em seus cultos...é uma volta ao Catolicismo Romano!!!
Na Sua oração-modelo (Mateus 6:9-13), que até pode ser repetida, mas não deve ser sempre, para que não se torne algo mecânico e sem relação com o nosso íntimo e necessidades, senão erramos, conforme orientação de Jesus em Mateus 6:7 “E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos.”
Cada um pode dirigir ao céu diversas orações, segundo suas necessidades, mas sem esquecer os conteúdos da oração que Jesus nos ensinou.
-“Pai nosso, que estás nos céus” (verso 9) mostra que orar é permitir que Deus mexa com as nossas vidas. A oração é a irrupção do sobrenatural no natural. Orar, portanto, é reconhecer a dimensão sobrenatural, isto é, espiritual da experiência humana. Orar é o meio pelo qual o relativo se encontra com o Absoluto. Orar é o meio pelo qual a criatura se encontra com o Criador. Só ora aquele que reconhece que a via natural, que tem tem seu campo insubstituível, não esgota a vida cristã.
-“Santificado seja o teu nome” (verso 10) implica em mover o nosso coração em direção a Deus. É conformar a nossa vontade ao Seu propósito. Quanto mais nos aproximamos do pulsar do coração de Deus, mais desejamos nos assemelhar ao Seu caráter, revelado em Jesus Cristo. Assim, orar é desejar as coisas que Deus deseja.
-“Venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu” (verso 10) significa mover o coração de Deus em nossa direção. A propósito, esta é uma afirmativa estranha. Não é Ele misericordioso? Não habita o seu Espírito conosco? Estas perguntas se esquecem que Ele quer nos alcançar com gestos de misericórdia, mas só o fará se quisermos. Neste sentido, orar é dizer o que queremos e esperar o que Deus quer. Nossa maior dificuldade é aceitar o que Ele quer, rogando que Seu reino venha, que sua vontade seja feita. Não é fácil orar assim. O natural em nós é: "venha o meu reino; faça-se a minha vontade". Por isto, oração é uma caminhada a direção do sobrenatural e mover de Deus.
-“Pedir o pão nosso de cada dia” (verso 11) é reconhecer com tristeza a nossa impotência para a superação das dificuldades que enfrentamos e admitir com alegria a nossa dependência de Deus. Nós trabalhamos pelo pão, mas é Deus quem no-lo dá. Nós somos capazes de trabalhar pelo pão, mas não somos capazes de obtê-lo, se o Pai não no-lo der.
-“Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores” (verso 12), o cristão deve recordar que a misericórdia não pode penetrar em nosso coração até que tenhamos perdoado os que nos ofenderam e que ao negar-se a perdoar, o coração se fecha, sua dureza o faz impermeável ao amor misericordioso do Pai, porque a verdadeiro amor implica no bem estar do Adorado, do adorador e de todo testemunha da adoração. Neste sentido, a oração nos tira de nós mesmos e nos põe a caminho do outro.
-“Não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre” (verso 13), resumimos a natureza humana, capaz de cair em tentação, e a natureza divina, soberana sobre todo o universo. Essa parte da oração se designa a uma pessoa: "Satanás, o Maligno, o anjo que se opõe a Deus" por quem o pecado e a morte entraram em mundo e asseverou que só poderemos assegurar a vitória sobre ele, se nos unirmos a Jesus Cristo, porque, Ele venceu definitivamente o Inimigo com sua morte e ressurreição.
Nossa oração deve começar e terminar colocando-nos em nosso lugar e colocando Deus no Seu lugar. Quando invertemos estes papéis, não estamos verdadeiramente orando. O “Pai Nosso que está no céu” é o Pai que tem o domínio da história e o controle das respostas aos nossos pedidos. A nós, cabe petições e suplicas...e esperar, jamais determinar, declarar, ordenar.
Nossa oração deve incluir nosso pedido, por nós mesmos e pelo outros. Orar não é dar ordem a Deus, mas pedir a manifestação renovada da Sua graça. Estes conteúdos não cabem numa fórmula, uma vez que devem ser espontâneos. Entre um oração "certinha" e uma oração espontânea, Deus ouvirá a espontânea, como a de Ana, que se levantou e, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente (1 Samuel 1:10). Oração de valor não é aquela de fraseado bonito, mas aquela que contém as lágrimas do meu coração.
Nossa oração deve ser sempre dirigida ao Pai, porque é Ele Quem efetua o nosso querer. Há pessoas que oram diretamente a Jesus e terminam as suas preces com um "em nome de Jesus". Podemos orar a qualquer pessoa da Trindade divina, mas a Bíblia nos ensina a orar prioritariamente ao Pai. Nossa oração deve ser dirigida ao Pai em nome de Jesus. É Ele quem intercede por nós. Quem ora não tem poder. O Pai tem. O Filho tem. O Espírito Santo tem. Segundo a orientação bíblica, devemos orar ao Pai, em nome de Jesus que intercede por nós e na certeza de que o Espírito Santo interpreta os nossos pedidos. (Romanos 8.26)
CONCLUSÃO...
Como oramos?
Se você não tem o hábito de orar, procure desenvolvê-lo. Comece com cinco minutos, nem que tenha que acordar cinco minutos mais cedo. Depois passe para dez. Ao orar, uma boa prática é começar lendo a Bíblia por alguns minutos. Se tiver um devocionário relacionado àquele texto, use-o para enriquecer sua leitura. Lendo a Bíblia, nós nos capacitamos a entender a mente de Deus. Será mais fácil orar a Ele e continuar ouvindo a Sua voz.
Ao orar no interior do seu quarto, não use de palavras bonitas, mas trate de derramar o seu coração. Se for possível, ore em voz alta.
Ao orar numa igreja, derrame o coração da congregação diante do Pai. Não dê ordem a Deus. Não pregue um sermão. Apenas ore.
Eis como devemos viver: Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. (Filipenses 4.6)

Agora é só aplicar...grandes bençãos e vitórias para você!

Abraços,
Prº JL Andrioli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário