quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Guti! Guti! Bebê, mas está na hora de crescer!!

"De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido! " Hebreus 5:12-13
Bom, confesso que estava com uma vontade hoje, de escrever um texto totalmente inspirador, de adoração a Deus da forma mais linda que eu pudesse.Esse era o MEU desejo, e não o do Senhor.Eu ainda pestanejei em trazer novamente um texto de exortação,mas não teve jeito, não tive como fugir.E aqui estou, falando sobre gente imatura espiritualmente.É pessoal, vocês pensam que é fácil né? Chegar aqui e sair escrevendo tudo o que me vier a cabeça? Bom,não é bem assim.
Tem gente que pensa que maturidade espiritual vem com o tempo.Não,isso é um terrível engano.Não confunda maturidade emocional com espiritual.O tempo ao qual você esta na igreja não determina o seu nível de maturidade espiritual.É certo que,uma pessoa que acabou de se converter não entenderá e nem saberá tanto quando uma que já esta a anos vivendo e convivendo com a Igreja de Cristo.Porém,muitos que vão aos cultos e se dizem cristãos a anos,sabem menos do que os que frequentam a pouco.O tempo não determina isso. VOCÊ determina.
"Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal. "Hebreus 5:14
Logo depois do versículo de base desse texto,continuando a leitura,no versículo 14 uma coisa que é bem explicita é que,as pessoas que por exercício constante é que se tornaram aptas para discernir as coisas boas das más.Ou seja,o exercício constante de buscar a Deus,orar,jejuar,e ler a Palavra Dele.E isso só se dá a pessoas que estão verdadeiramente dispostas a ter um relacionamento intimo e diário com o Senhor.Muitas pessoas acham que ler a Bíblia todos os dias,orar e jejuar é "coisa de Pastor e missionário" que é coisa de "radical" e que "crentes normais,as pessoas em geral" não fazem isso.Amigo, você esta enganado duplamente.
"Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade, sem lançar novamente o fundamento do arrependimento de atos que conduzem à morte, da fé em Deus, " Hebreus 6:1
Essas pessoas as quais alguns chamam de "radicais" por quererem viver TODA a verdade da Palavra de Deus,sem tirar nem por,são os "adultos que se alimentam de coisas sólidas" ao qual Paulo se refere em Hebreus.Querido,saia dessa mornidão de querer só ir a igreja aos domingos achando que assim você vai se aproximar suficientemente do Senhor ao ponto de se achar maduro espiritualmente pra entender certas coisas, e até querer JULGAR sem ter poder nenhum pra isso.
"Queremos que cada um de vocês mostre essa mesma prontidão até o fim, para que tenham a plena certeza da esperança,de modo que vocês não se tornem negligentes, mas imitem aqueles que, por meio da fé e da paciência, recebem a herança prometida. " Hebreus 6:11-12
Já é tempo de crescer e de vencer.Esta na hora de abrir os olhos pra verdade que está na frente de vocês, e não depende do seu pastor ou da sua igreja.Depende de você dedicar sua vida inteira a Deus e não só uma parte.Depende de você querer buscar a Deus por AMOR e não por MEDO,porém sempre tendo temor ao nosso Deus.Depende de você odiar o pecado e se arrepender.
Amigo(a),só depende de você!

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Igreja: 10 coisas que odeiam em você

Li essa semana um adesivo de um carro bastante interessante que revela o quanto a igreja esta em baixa nos últimos tempos: ODEIO A IGREJA, NÃO JESUS!

A lista abaixo relacionada é direcionada à igreja institucional, à igreja-empresarial, ao clube de entretenimento, assim falsificada e vendida ao poder temporal. Não me refiro absolutamente à igreja verdadeira, ao remanescente fiel que muitas vezes está contido nessa igreja caricata dos nossos dias.
Compartilho aqui o sentimento de inconformação de Davi quando disse a Deus:
Não aborreço eu, Senhor, os que te aborrecem? E não abomino os que se levantam contra Ti? Aborreço-os com ódio consumado, para mim são inimigos de fato.

O que levam as pessoas a odiarem as igrejas dos nossos tempos?
(tratarei aqui a igreja (instituição) na 1ª pessoa)

1. A PRETENSÃO OSTENSIVA de tu te veres superior a tudo e a todos, e com esse orgulho besta, deixas de ser reconhecida como voz de Deus e agência do Reino no mundo. Ao contrário, deverias te afastar pra bem longe dessa vaidade luciferiana e cair em si, voltando a servir humildemente ao mundo ao qual foste enviada.

2. QUANDO INFLEXÍVEL, IMPÕES O DETESTÁVEL LEGALISMO COMO FORMA DE CAMINHADA CRISTÃ com regras insuportáveis que mantém teus membros eternamente cativos a infantilidade na fé, ao invés de conduzi-los à maturidade cristã que alcança a essencial liberdade consciente e anda maduramente nas pegadas de Jesus de Nazaré.

3. A CEGUEIRA REDUCIONISTA que não discerne claramente o Reino além de tuas limitadas fronteiras, expandindo a visão para ver e aceitar outras formas de expressão, de serviço cristão, de culto e de obras que também glorificam a Deus e contribuem para a expansão do Reino na terra.

4. A FORMA DE JULGAR SUMARIAMENTE as pessoas, se são merecedoras do céu ou do inferno, como se coubesse a ti essa prerrogativa divina de seleção. Deveria tu saber que essa é uma ação exclusiva de Deus.

5. A DISCIPLINA CORRETIVA que sempre exclui e joga fora todo aquele que desgraçadamente tropeça por algum motivo, levando invariavelmente o “disciplinado” ao abandono, e ferido, a morrer a míngua.

6. A FORMA ANTIBÍBLICA DE EVANGELIZAR, definindo prazo de mudança para as pessoas ”aceitarem Jesus”, exigindo uma conversão urgente e superficial baseada na adequação compulsória às regras de teus usos e costumes, e não na radical soberana transformação do Espírito Santo, de dentro para fora, e no livre tempo de Deus.

7. A VISÃO MISSIONÁRIA/ EVANGELÍSTICA DISTORCIDA que em nome do “ide” retira as pessoas de suas áreas de convivência na sociedade onde exerciam posições estratégicas para alcançar seus semelhantes, para mantê-los circunscritos à área do templo, transformando-os em pessoas inativas ou em obreiros alienados que desconhecem o que se passa no mundo que os rodeiam.

8. O ABUSO DE PODER arrastando milhares de PESSOAS SINCERAS, frágeis, crédulas, simplórias, despreparadas e desavisadas à exaustão, ao esgotamento, ao sofrimento, à decepção, e a se sentirem absolutamente usurpadas física, emocional, material e espiritualmente. Essas pobres vítimas do teu poder abusivo se tornam amargas e refratárias para o Evangelho para sempre, fechadas para qualquer possibilidade de pensarem em Deus ou em coisas relacionadas a ti.

9. A FORMA IMORAL COM QUE TEUS LÍDERES LIDAM COM AS FINANÇAS, manipulando o dinheiro que entra em teus cofres de forma irresponsável, desonesta, revelando que são subjugados pelo deus Mamon. Reproduzes pastores que amam posição, poder, e o dinheiro, tornando-os cheios de avareza e de ganância. ISSO TEM CAUSADO GRANDES ESCÂNDALOS E DANOS IRREVERSÍVEIS PARA O EVANGELHO, E TU ÉS DIRETAMENTE RESPONSÁVEL POR ISSO!

10. E por último, quando JULGA, ASSEVARANDO QUE FORA DE TI, AS PESSOAS NÃO PODEM SOBREVIVER. Faltando com o respeito e discriminando outras religiões e os que de ti se desviaram. Saiba que existem milhões de pessoas que nunca adentraram em teus átrios e mesmo assim oram, têm temor, discernimento, maturidade, ética, moral e dignidade, muitas vezes, mais apurados que teus pobres membros pretensiosos.

Sobretudo, há uma forma difícil, dolorida, mas possível, que pode mudar radicalmente esse quadro sombrio: TENS QUE PASSAR PELO PORTAL DO ARREPENDIMENTO.
Como diria Jesus, Lembra-te de onde caíste e arrepende-te...

Breve Dicionário Neoevangélico

CONFORME A NOVA VISÃO DE ALGUMAS E ATUAIS IGREJAS, SEGUE O NOVO DICIONÁRIO CRENTÊS, se atualizem!!! (hahahahahahahahaha!!!)

Fé - Crer absolutamente naquilo que o pastor/apóstolo diga

Amor - Atender o chamado do líder de louvor e dizer para a pessoa ao seu lado: "Eu te amo em Cristo Jesus"

Promessa - Carro, casa, dinheiro

Evangelismo - Mandar alguém ir à igreja

Adorar - Chorar durante horas cantando algum tipo de música lenta e repetitiva

Fidelidade - Qualidade mostrada no ato de dizimar/ofertar mensalmente

Levita - Pseudo-músico que se acha superior aos demais por cantar/tocar

Perdão - Ficar fora de comunhão durante um tempo variável de acordo com o pecado

Comunhão - Não ter ninguém te acusando ou falando a seu respeito

Profeta - Expert em leitura corporal e oratória

Deus - O cara responsável por abençoar quando mandado

Espírito Santo - Ser que faz as pessoas caírem e receberem novas unções

Jesus - Um cara que fez o oposto do que deve-se fazer

Inferno - Lugar para onde os que não tem salvação irão

Diabo - O culpado por tudo de ruim que aconteça

Esperança - Ser tão rico e "abençoado" quando os apóstolos da TV

Salvação - Alcançada indo à igreja e sendo fiel (vide fidelidade)

Unção - Algo que se recebe para se sentir superior aos outros

Abençoado - Ser cabeça e não cauda

Pecado - Infração cometida contra a igreja e variável contra o seu líder

Igreja - Templo luxuoso que exige fidelidade para sua manutenção

Visão - Manter o luxo: aluguel, carrão, roupas de griffe, perfumes, etc...do líder

Missões - Arcar com os custos das viagens do líder

Jesus em um culto de uma igreja evangélica!!??

Jesus em uma igreja de Torres!!??
(mas poderia ser na sua cidade)

Foi um encontro inusitado. Veraneio. Jesus estava passeando pelas ruas de Torres, passou pela rodoviária perto da Lagoa do Violão, bem ao lado do Supermercado Nacional, aquela multidão, ninguém o reconheceu. Desceu até a Barão e em frente a Vosso Pão (achou sugestivo o nome) viu um jovem a passos largos, bíblia embaixo do braço, se aproximou:
- Olá rapaz! Jesus aborda o jovem que apressa ainda mais o passo.
- Olá moço. Desculpe, estou com pressa. O jovem demonstrou desgosto pela interrupção do estranho.
- Tudo bem, eu que me desculpo pela interrupção. Jesus conhecia os seus pensamentos. Você está indo a algum lugar especial?
- Estou indo para a igreja!
- Indo à igreja?!!
- É! Frequento a Igreja Pentecostal Apostólica do Derramar dos Milagres de Jesus... Bah, eu estou com pressa, o culto já começou, dá para dar licença. O jovem quase começa a correr, tentando se esquivar daquela situação desagradável com aquele estranho, barbudo de cabelos compridos. Afinal alguém que aborda o outro na rua, não deve ter boas intenções.
- Igreja ...Pente... (imagine a cara de Jesus nesse momento). Posso ir com você?
- Ãããã... Vamos, não tem problema. Mas ai se alguém perguntar você fala que frequenta a meu culto no lar.
- ...
Já na entrada do templo ambos são recebidos por um diácono que prontamente indica um local com cadeiras vazias.
- Quem é? Jesus pergunta apontando o diácono com a cabeça.
- É o Diácono Zezinho.
- Ahhhh. Ele que cuida dos pobres e zela para que na igreja não tenha nenhum necessitado?
- Hein???? O Zezinho? Ele é diácono, não a Madre Tereza. Fica quieto senão ele vem aqui. Bah, nunca veio em uma igreja não? Senta ai...
- Na verdade ir a igreja é um conceito novo para mim, sempre preferi fazer parte do Corpo. Mas e você, como anda sua vida? O que...
- Psssssiiiuuu. O jovem interrompe bruscamente a conversa. Fica quieto ai! O apostolo tá pregando lá, tá vendo não?
- Apostolo? Eu nunca vi este homem!! Eu nem escolhi ele para ser meu apostolo!! E aqui não é a igreja? O local onde se reúnem os filhos de Deus? Onde a família do Pai celestial se junta em um só coração, compartilham suas vidas necessidades, se ajudam mutuamente?
- Brother, de que planeta você veio hein??? Aqui é igreja, tá viajando? A gente vem canta uns louvores, escuta a palavra do apostolo, dá a oferta, dizimo e vai embora. O jovem acha graça daquele estranho, com idéias totalmente novas e desconhecidas.
- Mas e quando vocês conversam?
- No fim do culto...se der tempo! Tchê, vou acabar com problemas por causa dessa conversa. Sou aspirante e o Zezinho tá me filmando lá da porta.
- Então quando acaba o culto é que a igreja se relaciona? O culto não é o momento no qual o meu ... o Corpo de Cristo manifesta a graça do Espirito? Um tem salmos, outro ensino, outro revelação... e todos falam para edificação mútua?
- Vééééiiii. De onde você tira essas idéias malucas? Para você falar algo tem que ter 12 discípulos, ai se candidata a aspirante. Quando for promovido a líder pode falar nos cultos. Olha, pelo menos fala que frequenta o meu culto no lar viu?? Você já me queimou mesmo com essa falação toda. Se ficar de boa eu te levo para conhecer meu líder ai você fala essas paradas com ele.
- Então, nos cultos nos lares vocês compartilham suas necessidades, dons e graça do Espírito?
- Hahaha... mazáááá... você é muito engraçado, nos cultos nos lares é para ganhar mais pessoas para igreja!!!! É o Tamú juntu
- Ganhar... para igreja? E depois, o que fazem com quem vocês dizem que ganharam?
- A gente põe eles para frequentar aqui...dãããã... virar dizimistas, fazer cultos em outros lares, lógico!
- Entendo, foi bom falar contigo. Jesus se levanta no meio da palavra e estende a mão ao jovem.
- Ué não vai assistir ao culto?
- Não, obrigado, não sou muito de assistir... vou lá fora cultuar.

O jovem fica triste, pois Jesus saiu antes do apelo e ele viu que perdeu a oportunidade de levar mais um para seu culto no lar para fazer número e mostrar que um dia pode ser um grande líder. Após o término do culto, passando perto do Pit Stop, ele vê Jesus, sentado, cercado de pessoas de má índole e estava conversando alegremente.
Então o jovem cheio da “unção” do culto avivado não consegue se segurar:
- Owwww, você não disse que ia sair da igreja para cultuar??? O que está fazendo então cercado desses mundanos pecadores????


Não leve essa história a sério. Afinal todos nós sabemos que para Deus o que eu faço e o que você faz não é nenhuma novidade! Ele conhece os nossos reais motivos, desejos e anseios, pois " SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces. Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos." (Salmos 139 : 1 ao 4 e 23)

Uma ótima semana
...e vai que realmente você encontra com Ele a caminho da sua igreja!!

Abraços.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O maior pregador da era moderna!

Resumo sobre o Pastor Billy Graham,

William Franklin "Billy" Graham Jr (Charlotte, 7 de Novembro de 1918) é um pregador  norte-americano. Foi conselheiro espiritual de vários presidentes americanos. Foi ainda o mais proeminente membro da Convenção Batista Sulista dos EUA. Graham já pregou pessoalmente para mais pessoas do que qualquer pregador da história ao redor do mundo. De acordo com a sua equipe, a partir de 1993, mais de 2,5 milhões de pessoas tinham "Um passo à frente em suas cruzadas para aceitar Jesus Cristo como seu Salvador pessoal". A partir de 2008, a audiência de Graham's lifetime, incluindo rádio e televisão, superou 2,2 bilhões.
- Ministério
Após graduar em Wheaton, Graham foi co-fundador da Youth for Christ (Mocidade para Cristo) junto com o evangelista Charles Templeton. Ele viajou como evangelista por todo os Estados Unidos e Europa levando os ensinamentos cristãos. Graham planejou uma série de missões em Los Angeles em 1949 e as missões levaram 8 semanas, mais do que o planejado que eram 3 semanas. Ele liderou as missões em Londres que duraram 12 semanas, e uma missão na cidade de Nova York na Madison Square Garden em 1957 que durou 16 semanas. Do começo até o fim do seu ministério, Graham desfrutou de uma reputação privilegiada devido às suas cruzadas serem feitas em lugares onde outros evangelistas consideravam impossível. Durante a Guerra Fria, Graham falava a grandes multidões em países da Europa Oriental e na União Soviética. Durante o Apartheid, Graham foi constantemente recusado à visitar a África do Sul, até que o governo finalmente permitiu que pudessem fazer a cruzada. A primeira cruzada de Graham na África do Sul ocorreu a partir de 1973. Ele usou a cruzada para denunciar o Apartheid ocorrido no mundo. Graham foi um dos poucos pregadores que conseguiram falar na Coréia do Norte. Graham se opôs a segregação racial durante os anos 1960 e pagava fiança de Martin Luther King, sempre quando era preso nas cadeias do sul dos Estados Unidos durante a era dos direitos civis nos anos 1960.
Em 14 de Setembro de 2001, após os ataques de 11 de Setembro, Graham organizou um culto na Washington National Cathedral (Catedral Nacional de Washington) a pedido do presidente George W. Bush e de outros líderes políticos dos Estados Unidos. Graham foi ministro de vários presidentes, sendo responsável pelo culto religioso por um funeral presidencial e um enterro presidencial. Graham presidiu os serviços funerários do ex-presidente Lyndon B. Johnson em 1973 e tomou parte no funeral do governador texano John Connally, que foi um grande amigo de Lyndon Johnson e que se feriu no assassinato do presidente John F. Kennedy.
Em Junho de 1993, Graham realizou dois cultos funerários oficiais em menos de um mês: primeiro foi o funeral de de John Connaly e uma semana depois, o da primeira-dama Pat Nixon.
Ele realizou também o culto funerário de Richard Nixon em 1994. Devido ao mal de Parkinson, Graham ficou incapaz de comandar o funeral de estado de Ronald Reagan em 11 de Junho de 2004 que foi substituído pelo reverendo John Danforth que é senador republicano do estado do Missouri, e recebeu a sugestão de uma possível substituição para comandar os próximos funerais de estado americanos, aconselhado pelo ex-presidente George H. W. Bush. Devido à problemas de saúde, Billy Graham não pode celebrar o culto do funeral de estado do ex-presidente Gerald R. Ford em Washington em 2 de Janeiro de 2007.
- Cruzadas
Billy Graham junto com Richard Nixon em 28 de Maio de 1970 em uma das suas cruzadas Em suas chamadas "cruzadas", eventos evangélicos de massa que organizava desde 1948 em estádios, parques e outros locais públicos, Billy Graham já alcançou uma audiência direta de quase 210 milhões de pessoas em 185 países. O foco de seus sermões geralmente é "Jesus Cristo é o único Caminho de Salvação."
A primeira "cruzada" feita com sucesso ocorreu na Austrália, em 1959. Esta cruzada foi considerada o início da evangelização em massa na história australiana e teve efeitos consistentes no crescimento do protestantismo em todo o mundo, tendo como conseqüência uma criação de numerosas igrejas em um período de 15 anos.
A partir de 1949, Graham sai da obscuridade devido a influência dos dois principais jornalistas americanos da época, William Randolph Hearst e Henry Luce. O interesse de Hearst em Grahan permanece um mistério, porque ambos nunca se encontraram. Muitos acreditam, entretanto, que as falas patrióticas do pastor vieram ao encontro do pensamento anti-comunista de Hearst. O fato é que, depois de ter visto uma de suas cruzadas em Los Angeles em 1949, William Randolph Hearst enviou um telegrama aos editores do jornal com a seguinte mensagem: "Puff Graham"(promovam Graham), e o resultado foi o aumento da exposição da mídia que causou ao evento uma duração de 8 semanas - 5 semanas mais longa do que o planejado. Já Henry Luce definiu seu apoio ao colocar Billy Graham como capa da revista Time em 1954.
Em 24 de Junho de 2005, Billy Graham iniciou o que seria a sua última cruzada pela América do Norte, no Flushing Meadows Park emNova York. Mas em Março de 2006, Billy Graham organizou o "Festival da Esperança", junto com o seu filho, Franklin Graham. O festival organizado em Nova Orleans, tinha como objetivo a recuperação da cidade depois da passagem do Furacão Katrina. Mais de 1.360 pessoas foram convertidas durante o evento, que foi apoiado nas 215 igrejas em volta da aérea metropolitana de Nova Orleans.
Encontrou-se com o Papa João XXIII em 1963, retornando ao Vaticano, em janeiro de 1982. Para alguns grupos de evangélicos estas visitas aos papas são até hoje interpretadas como atos de apostasia, bem como os seus posicionamentos mais flexíveis dentro da doutrina cristã.
Após a doença do pai, Franklin Graham cuida da instituição e das cruzadas e seu filho , Will Graham, organiza cruzadas entre os jovens. As cruzadas não tem lugar específico, podendo ser em uma larga avenida, estádio, parque ou na rua. Graham conseguiu organizar um "exército" de mais de 5 mil pessoas formando um gigantesco coral que cantam músicas, convidando as pessoas a participar.
- Medalhas e honras
Billy Graham recebeu Congressional Gold Medal (Medalha de Ouro Congressista); o prêmio Templeton Foundation Prize for Progress in Religion (Prêmio Fundação Templeton para o progresso da religião); o Prêmio Sylvanus Thayer para o compromisso do "Cargo, Honra e País" e o prêmio Ronald Reagan Presidential Foundation Freedom Award(Prêmio Fundação da Liberdade Ronald Reagan) pelas contribuições para as causas da fé e da liberdade.
Graham recebeu o prêmio Big Brother of the Year Award (Prêmio Grande Irmão do Ano) pelo o seu trabalho em nome do bem-estar das crianças. Ele foi citado no George Washington Carver Memorial Institute (Instituto Memorial George Washington Carver) pela suas contribuições as relações entre os povos.
Em 1999, Graham foi introduzido no Hall da Fama da música Gospel[ pelo seu incentivo à carreira de diversos artistas deste segmento.
Em Dezembro de 2001 foi presenteado com a honraria Knight Commander of the Order of the British Empire (Comandante Fidalgo da Ordem do Império Britânico), pela suas contribuições internacionais civis e religiosas durante os 60 anos. Ele foi reconhecido pela Anti-Defamation League (Liga Anti-Difamatória) e a National Conference of Christians and Jews (Conferência Nacional dos Cristãos e Judeus) pela sua dedicação para um melhor entendimento de todas as religiões.

Pastores: Segundo o Coração de Deus ou segundo seus umbigos!

Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e inteligência. Jeremias 3:15
Introdução: Ultimamente tem surgido clamores de igrejas, tanto da Alemanha, Rússia e do Brasil, onde o procedimento de vários pastores é completamente contrário aos princípios da Palavra de Deus. Por esta razão faz-se necessário uma exposição resumida dos princípios Bíblicos quanto a esta questão, bem como verificar os procedimentos que a Palavra de Deus aprova ou condena.

1. Princípio Bíblico de Liderança.
Em primeiro lugar, a palavra pastor nunca aparece na Bíblia como sendo uma profissão, e sim, como um ministério. Em Atos 20:17 e 28 aprendemos que os presbíteros da igreja deveriam pastorear o rebanho. Pastorear não é exercer um cargo. e sim cuidar do estado espiritual daqueles que foram salvos por Cristo Jesus.
Em segundo lugar, o Novo Testamento não conhece um sistema onde uma só pessoa tem essa responsabilidade, que sempre era atribuída a vários presbíteros. Atos 20:17 “De Mileto mandou chamar os presbíteros da igreja”. E a estes presbíteros Paulo falou: Atos 20:28 "Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu Bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue," Atos 14:23 "E, promovendo- lhes em cada igreja a eleição de presbíteros (plural) depois de orar com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido" Tito 1:5 b ". .. bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi."
Notamos em todas estas passagens que o Novo Testamento ensina que cada igreja deve ter vários presbíteros (Líderes) e que eles em conjunto tem a responsabilidade de pastorear o rebanho de Deus.
Naturalmente numa igreja nova isto levará alguns anos até que a igreja tenha vários presbíteros, porém este sempre deve ser o objetivo. O Novo Testamento desconhece totalmente um sistema onde um pastor tem o comando e os outros tem a obrigação de obedecer, na igreja de Cristo.
Evidentemente haverá a necessidade de um dentre, os presbíteros, dirigir o planejamento mas a responsabilidade pastoral recai sobre todo o presbitério. Atos 20:17 e 28. Veremos mais adiante como o desejo de exercer o comando sobre todos os outros é carnal e anti bíblico.
As diferenças entre uma liderança dentro dos princípios bíblicos e dentro dos princípios egoístas e carnais são explicadas com bastante detalhes, tanto no Velho como no Novo Testamento. Queremos fazer uma comparação entre os dois tipos de pastores.

2. Pastor segundo o coração de Deus.
Já mencionamos que pastorado não é profissão - é ministério. Quando Jesus designou o apóstolo Pedro para pastorear o rebanho, não perguntou das suas habilidades profissionais, e sim "amas-me mais do que estes outros? " João 21:15-17. Quem ama a Jesus, também amará aos que foram resgatados por Jesus e os tratará como Jesus os tratou.
Vamos ver algumas das características do pastor segundo o coração de Deus.
Primeira característica: Auto entrega. "O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas". João 10:11. Este foi o exemplo que Jesus nos deu. O apóstolo Paulo nos dá um exemplo de como se age com pessoas, mesmo cheio de problemas - e até fazendo oposição ao ministério, como foi o caso dos coríntios. A estes Paulo escreve: "Eu de boa vontade me gastarei e ainda me deixarei gastar em prol das vossas almas. Se mais vos amo, serei menos amado?" II Coríntios 12:15. O pastor segundo o coração de Deus não tem pena de si - ele se entrega e se gasta em beneficio das ovelhas de Cristo.
Segunda característica: Preocupação com a restauração de cada um individualmente. A parábola da ovelha perdida nos mostra este fato: "Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas, e uma delas se extraviar, não deixa para ele nos montes as noventa e nove, indo procurar a que se extraviou? E, se porventura a encontra, em verdade vos digo que maior prazer sentirá por causa desta, do que pelas noventa e nove, que não se extraviaram. Assim, pois, não é da vontade de vosso Pai celeste que pereça um só destes pequeninos." Mateus 18:12-14. Qualquer pastor segundo o coração de Deus fará de tudo para recuperar pessoas que estão se afastando do rebanho.
Terceira característica: O pastor segundo o coração de Deus não se coloca em evidência, e sim, prega a Cristo: “Porque não pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor, e a nós mesmos como vossos servos por amor de Jesus" II Coríntios 4:5. O pastor segundo o coração de Deus sempre ha de se considerar um servo, dando toda a honra a Cristo Jesus.
Quarta característica: O pastor segundo o coração de Deus não age como dominador sobre o rebanho, antes serve como exemplo: ". . . nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes tornando-vos modelos do rebanho”. I Pedro 5:3. O bom pastor anda na frente do rebanho. como o seu exemplo e as ovelhas o seguem.

3. Pastores infiéis
A Bíblia nos fornece muitos elementos pelos quais se pode reconhecer o abuso neste ministério - tanto no Velho como no Novo Testamento.
Quais são as características de um "pastor” infiel?
Primeira característica: Não busca ao Senhor para saber a sua vontade: "Porque os pastores se tornaram estúpidos e não buscam ao Senhor; por isso não prosperam, e todos os seus rebanhos se acham dispersos. Jeremias 10:21. O "pastor” que não se orienta pela Palavra de Deus pode manter o domínio sobre o rebanho por algum tempo mas aos poucos o rebanho vai se dispersando.
Segunda característica do "pastor" infiel: Ele apascenta a si mesmo: "Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas? Comeis a gordura, vestis-vos de lã e degolais o cevado; mas não apascentais as ovelhas. "Ezequiel 34:2-3. O "pastor" infiel sempre está interessado em defender os seus direitos - seu salário, seu dia de descanso, sua privacidade, sua família. Gasta a maior parte do tempo cuidando de seus próprios interesses.
Terceira característica do "pastor" infiel: Ele não apascenta as ovelhas: " A fraca não fortalecestes, a doente não curastes, a quebrada não li gastes, a desgarrada não tomastes a trazer e a perdida não buscastes... Ezequiel 34:4. O "pastor" infiel faz poucas visitas aos membros, deixa os fracos na sua fraqueza, deixa os “feridos espirituais" sem cuidar da sua recuperação e não vai atrás dos que estão se afastando. Mesmo quando procurado, sempre acha alguma desculpa para não atender aos que necessitam de cuidado espiritual. Ele não quer ser perturbado em seu descanso. Mas faz questão de um bom salário. Quando faz visitas. costuma visitar não os que necessitam, mas os que o apoiam na sua posição.
Quarta característica do "pastor" infiel: Ele exerce domínio sobre o rebanho: "Mas dominais sobre elas com rigor e dureza" Ezequiel 34:4b. O "pastor” infiel age como se fosse dono da igreja e considera a obrigação de todos os demais como sendo a mera obediência às suas ordens. Ele desobedece frontalmente a ordem de Deus: "Não como dominadores sobre o rebanho...". I.Pedro 5:3.
Quinta característica do "pastor" infiel: Ele quer ter a primazia: "Escrevi alguma cousa à Igreja; mas Diótrefes, que gosta de exercer a primazia entre eles, não nos dá acolhida." III.João 9. O "pastor" infiel, não quer ser um servo da Igreja (II Coríntios 4:5), mas quer ser um chefe na igreja. Não aceita ser um co--presbítero com os outros (I Pedro 5:1) mas quer ser um chefe-presbítero. Ele é obstinado pelo poder. E por isso não costuma ler cartas quando outros escrevem para ajudar (III. João 9) para não perder o seu domínio sobre a igreja.
Sexta característica do "pastor" infiel: Ele não dá acolhida na igreja a pessoas que não apoiam a sua ditadura: "Não nos dá acolhida" III. João 9b. Ele faz de tudo para evitar qualquer contato de membros com pessoas de fora que poderiam ajudar a igreja a retornar aos princípios bíblicos.
Sétima caraterística do "pastor" infiel: Ele difama e faz calúnias contra pessoas que tentam ajudar a igreja: ". . . proferindo contra nós palavras maliciosas" III João 10b
Ele não pode provar com a Bíblia que está certo, então procura desacreditar outros obreiros que poderiam ajudar, levantando calúnias contra eles.
Oitava característica do "pastor" infiel: Proíbe a igreja de manter contato com pessoas que não apoiam a sua posição anti-bíblica. "E não satisfeito com estas causas, nem ele mesmo acolhe os irmãos, como impede os que querem recebê-los... "III. João 10b Ele faz de tudo para isolar qualquer pessoa que poderia ameaçar o seu domínio.
Nona característica: Expulsa os insubmissos à sua ditadura da igreja: "E os expulsa da igreja". III. João 10c. O "pastor" infiel não tem a mínima preocupação com a manutenção de membros da igreja que poderiam ameaçar a sua autoridade. Não faz nenhum trabalho espiritual de recuperação, não segue os princípios de Mateus 18,15-17 -simplesmente se quer ver livre dos que não apoiam a sua posição autoritária - e os expulsa sumariamente.

4. Consequências para a igreja que tolera um pastor infiel:
Os membros se espalham: "Assim se espalham, por não haver pastor, e se tomaram pasto para todas as feras do campo. As minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes, e por todo o elevado outeiro; as minhas ovelhas andam espalhadas por toda a terra, sem haver quem as procure, ou quem as busque". Ezequiel 34:5-6 Numa igreja onde Cristo, o cabeça, é suibstituido por um “pastor” ditador, fatalmente o rebanho se espalhará.

5. Conseqüências para os “pastores” infiéis.
Deus vai dar termo ao seu pastoreio: "Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu estou contra os pastores, e deles demandarei as minhas ovelhas; porei termo ao seu pastoreio, e não se apascentarão mais a si mesmos; livrarei as minhas ovelhas da sua boca, para que já não lhes sirvam de pasto. Ezequiel 34:10. Um pastor ditador pode se manter por algum tempo no trono, porém o dia vem quando Deus mesmo o afastara do seu ministério.
Convém lembrar mais uma vez que toda a liderança da igreja é responsável perante Deus quando permite que se crie uma situação destas. A toda a liderança é atribuída o cuidado pelo rebanho (Atos 20:17 a 28) e cada um dará contas a Deus pelas pessoas que foram espalhadas.


Aos membros e igrejas cujos guias realmente velam pelas vossas almas quero deixar o texto de Hebreus 13:17 "Obedecei aos vossos pastores e sede submissos para com eles: pois velam por vossas almas como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não vos aproveita a vós outros”.

Aos pastores, e ou, líderes recomendo que examinem o seu ministério e se tem procedido de tal forma que, por sua causa, os membros se espalharam, que tenham a humildade de confessar o seu pecado e procurar reintegrar os que foram dispersos. Pois, conforme lemos em Hebreus 13.17 “nós obreiros, daremos contas a Deus pelas almas dos que nos foram confiados”.

E que Deus me aperfeiçoe cada dia mais a ser um pastor exemplar e fiel a obra que é D'Ele! E que a sua graça e misericórdia me sustente...