quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Sou um Pastor fora de moda!

Sei que pode parecer um papo meio "down", mas quando começo comparar minha vida pastoral com os parâmetros para julgamento no meio evangélico, sinceramente, não sou nem de longe um pastor de sucesso.
Na verdade, algumas vezes, me sinto tentado a ser como alguns figurões celebrados que aparecem sempre bem vestidos, sorrindo, sem a mínima manifestação de que tem alguma dificuldade no ministério. Fico tentado a começar a pregar o que as pessoas querem ouvir, me sinto tentado a permitir que se cante na igreja qualquer coisa que estiver “bombando” nas paradas de sucesso gospel. Há como seria bom um ministério onde ao menor rumor de problemas ou reclamações eu conseguisse sacar aquela famosa frase “cuidado não toque no ungido do Senhor”, e tudo se resolveria.
Não me preocuparia com ajustes financeiros, pois a cada necessidade eu diria que: “precisamos ajudar a igreja a saldar algumas dívidas” ou "temos que levantar fundos para missões", fingindo que as minhas despesas e as da igreja são a mesma coisa. Quando não quisesse ver ninguém, pediria pra algum comandado dizer que eu tinha me isolado para jejuar e orar e que não podia sofrer interferências.
Mas continuo sofrendo porque reconheço os meus erros, sei que não sou “nem melhor e nem pior”, posso ser diferente, ou seja, fora dos padrões "normais" de ser pastor e quantas vezes posso pensar, falar, agir de maneira que venha desagradar a Deus. Quantas vezes clamo diante de Deus: “Senhor, se é com tanta dificuldade que luto para viver o evangelho como posso servir de guia para tantas pessoas? E Senhor eu quero ser o que tu queres que eu seja!”.
Reconheço que algumas vezes, cheguei a pensar em desistir do ministério porque quando ligo a televisão, quando faço alguma pesquisa na internet, vejo páginas sociais, facebooks, orkuts...fico abismado com tantos ministérios que ajuntam pessoas, que foram tão bem "doutrinadas", adestradas a achar que estão no caminho certo, que seguem seu líder como se fosse um deus, que até a maneira de falar e pensar (mesmo que sejam heresias) é a mesma e ai que você fale alguma coisa contra...m.i.s.e.r.i.c.ó.r.d.i.a.!! Comprou briga, e não adianta mostrar na Bíblia que estão errado, você pode ser chamado de anti-Cristo. Ah! Isso sim é "O" pastor!!! Chefe de torcida e macaco de auditório perde longe: – Levanta a mão – põe a mão na cabeça – fala pro seu irmão – diz amém – diz graças a Deus! Chora, ri, cai no chão, rola, fingi de morto,
Não sei se faltei a esta aula, mas não consigo fazer isso...
Mas hoje eu volto para o mesmo consolo que Paulo teve “a minha graça te basta”. Reconheço sim que sou pecador! Reconheço que nos tais "padrões" atuais de pastores, apóstolos, patriarcas...eu sou bem ultrapassado e limitado. Não tenho coragem de dar ordens a Deus, e nem de marcar a agenda dele dizendo para o povo: “Venha hoje à noite, o seu milagre, a sua benção está aqui em minha igreja!”,"Grande avivamento e derramar de Deus!" (como se isso fosse determinado por nós)...E depois se nada acontecer!! A culpa não foi minha, foi do povo que não está "conectado", na visão, na benção, no manto, no miXtériooo!!.
“Até que entrei no santuário...” Continuo sendo um pastor fora de moda, mais prefiro pregar a Cristo crucificado por minha culpa, que ressuscitou para me salvar, falo do inferno e do céu, falo de arrependimento de pecados mesmo que isso não esteja na moda. Mais como sou ultrapassado como pastor as pessoas vão entender que eu não consegui evoluir, permaneço cativo ao passado, lá no tempo do Novo Testamento falando de coisas que hoje não fazem mais sentido.
Continuo lutando para servir a Deus. Sei que o sacrifício de Cristo é eficaz. Também sei que antes importa agradar a Deus do que a homens. Por isso sigo, os "antigos" e "ultrapassados" ensinamentos de Jesus, como orar, jejuar, pregar, com quem andar, discipular, amar, perdoar, ser amigo, justo, respeitar, ser humilde, leal, fiel, não discriminar, etc...por isso me acho tão fora de moda!!

Com Ele, por Ele e para Ele,
Abraços...
JL Andrioli.

2 comentários:

  1. Mano, sem comentários, suas colocações foram perfeitas.
    Que Deus te abençoe e continue a guardar seu coração - neste ministério pastoral simples porém verdadeiro - Lembrei-me do texto do profeta Jeremias
    "Apesar disso, o Senhor ainda avisa a vocês: Parem um pouco e pensem! Perguntem qual é o bom caminho, o meu caminho por onde vocês andavam há muito tempo. Se vocês andarem por ele, viverão em paz e segurança. Mas vocês respondem: "Não é esse o caminho que queremos seguir!"

    ResponderExcluir
  2. E por falar em caminho...

    "E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão."

    Isaías 35:8

    Como disse antes, Andrioli, gostei de você...

    ResponderExcluir