terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Então é Natal...!! Desmistificando as mentiras ensinadas.

EVANGÉLICO PODE COMEMORAR O NATAL? USAR GUIRLANDAS? MONTAR ÁRVORES DE NATAL? DAR PRESENTES?
Antes de entrar neste assunto leia o que Deus deixa em sua Palavra aos legalistas:
"Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados," (Colossenses 2:16)

Chega época de Natal e começa a ladainha: - Não pode montar árvore de natal!; - Não pode usar isso!; - Não pode aquilo!...CHEGAAA!! Líderes despreparados e sem discernimento empurram uma Religiosidade misturada com legalismo para passar uma santidade plastica sem fundamentos. Quer saber realmente o que você, como cristão, pode ou não nesta época festiva!? Antes de mais nada deixo claro que Jesus Cristo não nasceu em dezembro, mas em nosso calendário e cultura comemoramos nesta época, e o porque não comemorar? Afinal o ato do nascimento do Messias Salvador, é muito mais importante do que se é ou não a data certa, e encontramos no Natal uma ótima forma de evangelismo, lembrar as pessoas o real motivo de sua vinda a Terra e resgatar o verdadeiro significado, salvação e que devemos ter Jesus, não somente nesta época, e sim todos os dias do ano!
É claro que muitos ouvem chatices como, isso é paganismo, legalidade, e um monte de conversas sem fundamento, então vou ajudar a esclarecer algumas perguntas que confrontam e até incomodam os evangélicos nesta época do ano e que devido a ignorância de muitos líderes e ministérios tem colocado medo e demonizado este evento, porque proibir e manipular é mais fácil que ensinar! Não esqueçam, "Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!" (Mateus 6:23)

PODEMOS PRESENTEAR EM ÉPOCA DE NATAL? SIM!
Afinal presenteamos quem amamos, gostamos, prestigiamos ou queremos agradar. Jesus Cristo ao nascer foi presenteado! "E, tendo nascido Jesus em Belém de Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, ... E, entrando na CASA, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, O adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-LHE dádivas: ouro, incenso e mirra." Mateus 2:1 e 11

POSSO MONTAR ÁRVORES DE NATAL? SIM!
A simbologia e importância quem dá somos nós, para mim a árvore pode simbolizar eu ou você: "Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará." (Salmos 1:3)
De acordo com pesquisadores das tradições cristãs, a montagem de árvore de Natal teve início no ano de 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero, isso mesmo, o padre Lutero que iniciou o protestantismo no mundo! Numa determinada noite, enquanto andava pela floresta, Lutero ficou impressionado com os lindos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a formar a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua residência. Além das estrelas, algodão e outros ornamentos, Lutero usou velas acesas para mostrar aos seus familiares a linda cena que havia visto na floresta.
As árvores de Natal estão presentes em diversos lugares na época natalina, pois, além de decorar, simbolizam paz, alegria e esperança. As árvores de Natal também simbolizam a vida, pois em dezembro no hemisfério norte, ocorre o inverno e as árvores perdem as folhas. Uma árvore frondosa e cheia de enfeites simboliza a vida.

É ACEITÁVEL COLOCAR OU USAR GUIRLANDAS? SIM!
O uso de guirlandas é oriundo da antiguidade, como sinal de boa recepção aos lares e como símbolo de prosperidade e saúde, ambas as utilizações já eram expostas em frente às portas, também se tem registros de seus usos em outras culturas da antiguidade entre eles o Egito e a Grécia. O habito manteve-se na idade média como emblema de proteção e nobiliarquia, a heráldica das ricas e nobres famílias eram adornadas por tal composição. Ou seja conforme a cultura e lugar ela tem o significado dado ou desejado pelas pessoas, e se eu disser que ela me lembra a coroa de espinhos(João 19 : 2) colocada na cabeça de Jesus que morreu pelos meus pecados e eu a uso colorida e florida pois Ele ressuscitou? Ou, me recorda a coroa da vida (Apocalipse 2:10) que me será dada sendo fiel ao nosso Senhor? Pronto, consegui transformar o que era ruim ou pagão em algo biblicamente correto!

PAPAI NOEL, PRESÉPIO, ANJOS...POSSO FAZER USO DESTAS IMAGENS? NÃO!
Sem esquecer é claro, primeiramente, que devemos sempre respeitar a crença e religião das pessoas. Para nós evangélicos não convém, pois usar imagens de 'santos' não pertence a nossa fé e doutrina, "Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura." (Isaías 42:8) "Tornarão atrás e confundindo de vergonha os que confiam em imagens de escultura, [...] (Isaías 42:17)

ACESSÓRIOS E SEUS SIGNIFICADOS:
- Pisca-pisca: é um acessório resumido em um fio com diversas lâmpadas que é utilizado para decoração de casas e árvores de Natal, representando as estrelas.
- Bolas de Natal: são esferas decoradas e coloridas que são usadas nas árvores de Natal simbolizando os bons frutos.
- Ponteira: podem ser estrelas ou objetos em forma circular que ficam no ponto mais alto da árvore representando a estrela guia, a que guiou os reis Magos até o nascimento de Jesus Cristo.

Concluindo com a Palavra de Deus:
COLOSSENSES 2:
20 Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:
21 Não toques, não proves, não manuseies?
22 As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;
23 As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.

Um ótimo e abençoado Natal, muito colorido e enfeitado, e que ele dure os 365 dias do ano, com a presença constante de Jesus Cristo em seu coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário