sábado, 17 de março de 2012

Nem todos os caminhos levam a Deus

"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14 : 6) O porque desta afirmação dita por Jesus? O que realmente ele queria dizer com essas palavras?
Dentro do judaísmo haviam diferentes partidos religiosos e/ou políticos. Alguns estão registrados na Bíblia.
Os fariseus eram os representantes mais rigorosos da espiritualidade judaica. Com a sua insistência na observância estrita da Lei mosaica e no respeito às tradições dos pais, exerciam uma forte influência no povo.
Os saduceus representavam, de certo modo, a aristocracia de Israel.
Na sua doutrina, em contraste com o que ensinavam os fariseus, os saduceus mantinham não haver ressurreição, nem anjo, nem espírito.
Os zelotes constituíam um grupo judaico nacionalista. Eram os mesmos cananitas. Um dos doze discípulos era zelote. Para eles o Messias seria um chefe político que os libertaria do jugo de Roma.
Os samaritanos eram um partido religioso, embora israelita, mais separado do judaísmo. Tinham um lugar específico e distinto para adorar. Algumas de suas crenças podem ser vistas em João 4:7-9,20,25.
Os essênios eram um partido religioso separatista nascido na época helenística. Eram rigorosos observadores da lei. Consideravam que o sacerdócio era corrupto e rechaçavam muitas práticas religiosas e o sistema sacrifical judaico. Este grupo não é mencionado no Novo Testamento.
Existiam ainda outros grupos que influenciavam com suas formas de pensar, como os escribas, os herodianos, etc.
Como nos dias de hoje, Jesus viveu numa época que trazia dificuldades em escolher qual a melhor linha de interpretação Bíblica. Qual o melhor caminho a seguir. Jesus conviveu com todos estes segmentos. É importante lembrar que todas as sinagogas eram da religião judaica. Religião única e predominante no contexto cultural de Jesus, e na qual ele pertencia e cresceu (Lucas 2:41,42).
Existiam “caminhos” a serem seguidos, sim! Mas Jesus, mesmo respeitando profundamente o judaísmo não receitou o judaísmo a ninguém, porque religião não possui peso algum que possa redimir o homem de seus pecados.
Quando Ele disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim...” quis dizer que...
1- É o CAMINHO para o perdão: Em Rm 8:1 e 2 encontramos Paulo nos falando sobre sermos livres, sobre não termos mais condenação, mas é importante saber que somos pecadores, por isso, não merecemos tamanha graça, porem, quando Jesus entra em nossas vidas somos libertados do pecado e da morte, em Isaías 53 vemos que Ele levou sobre si as nossas dores e transgressões, percebemos que Jesus não apenas se fez homem, mas pagou pelo seu e pelo meu pecado morrendo como se fosse o pior dos transgressores, percebemos, com isso, que Jesus se passou por transgressor mesmo sem ter culpa, por isso, nos levou ao perdão de Deus, afinal, se não fosse pela morte de Jesus, como teríamos livre acesso ao Pai? E se não fosse pela misericórdia do Pai, como ser perdoado? Misericórdia tamanha que levou Jesus à cruz por mim e por você, não é? Analise com carinho e responda para si mesmo: merecemos esse perdão? Se a sua resposta é não, glorifique a Deus, pois, Ele te deu o caminho, Jesus.
2- A VERDADE para mudança de vida: em II Co 5:17, vemos que a entrada de Jesus em nossas vidas causa mudança radical, "as coisas velhas já passaram e eis que tudo se fez novo", Cristo quer fazer de você outra pessoa, e se possível, todos os dias, por isso, preciso me entregar a Ele todos os dias, e essa entrega significa seguir os conselhos Dele, imitar as atitudes Dele. Como anda sua vida? A verdade é que pecar, pecaremos sempre, mas até quando vamos repetir nossos erros? Será que entendemos o recado de Jesus, quando diz a mulher adultera "vá e não peques mais"? Pois quem repete pecado dá sinais claros de dureza no coração, e quem tem coração duro não pode ver o reino dos céus, pois de fato, não nasceu de novo, qual será sua alternativa?
3- A VIDA eterna: Jesus diz que ninguém vai ao pai a não ser por Ele, e quando olhamos a Bíblia percebemos que se não podemos nem ser chamados filhos de Deus se não recebermos Jesus (Jo 1:12), afinal, andamos muito atarefados e a pior desculpa do Diabo nos últimos dias é "Deus conhece o meu coração", "Deus sabe..." (veja quem foi o 1º a usar essas palavras em Gênesis 3:5), nós usamos essa desculpa para o nosso desleixo com as coisas de Deus, não vamos mais à nossa igreja com tanta freqüência, afinal, trabalhamos o dia todo e à noite "temos que descansar", ou, como exemplo, depois de um dia cansativo de trabalho vou à casa de minha namorada(o), "afinal, preciso vê-la(o), jogar minha bola, ir a academia, ir a uma festa...mas não estou me afastando de Deus, pois Ele conhece o meu coração", deixamos as coisas de Deus, dizemos que Deus é o primeiro nas nossas vidas, mas não é verdade, Ele não passa nem perto de ser, pois, se realmente fosse, faríamos tudo para estar na presença Dele.
Precisamos entender que a nossa vida aqui nesta Terra, é de, no máximo, 60, 80, 100 anos e como ficamos na eternidade? Em que lugar você quer passar? Será que o 'caminho' que você está seguindo realmente te levará a essa vida eterna? Meus caminhos? Eu nasci na Umbanda, meu pai era devoto de São Jorge, devido a isso o meu nome, aos 10 anos comecei a freqüentar o Kardecismo, fiz 1º, 2º, 3º ciclos, Pré-Mocidade, Mocidade, até virar presidente-fundador de Mocidade, aos 23 anos após uma experiência que mudaria minha vida resolvi orar assim: -“Deus...se esse Jesus que existe na Bíblia é tudo isso que estou lendo...vou fazer uma aliança com o Senhor, vou deixar tudo de lado, vou deixar os coadjuvantes e vou direto ao Autor e diretor da minha vida durante um ano e se tudo mudar, vou te seguir enquanto viver!” E esse um ano virou já 20 anos. Bem, o resto nem preciso contar...mas “eis que tudo se fez novo”, experimente você também! Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário